quarta-feira, 26 de maio de 2010

REVISANDO SOLEX 30 PIC FUSCA...

Quem não se lembra do bom e velho carburador? Principal componente do sistema de alimentação de um veículo e com funcionamento totalmente mecânico, o carburador tem a função de misturar o combustível que vem do tanque com ar aspirado pelo coletor de admissão e enviar essa mistura para o motor na medida adequada às condições do motor para que seu desempenho e consumo sejam perfeitos.


O funcionamento de um carburador acontece por meio do ar aspirado pelo pistão, que passa em alta velocidade pelo difusor e aspira combustível que vem da cuba. A borboleta de aceleração está ligada ao pedal do acelerador, é o componente que dosa a quantidade de mistura (ar/combustível) que o motor precisa.




Essa mistura deve ter a proporção adequada para que o motor tenha boa performance e consumo normal de combustível. As misturas são classificadas em limite pobre, mistura econômica, mistura de potência máxima e limite rico; e influem diretamente no comportamento do propulsor.



O instrutor do SENAI-Ipiranga, Reinaldo da Silva, explica que, assim como outros sistemas do veículo, o carburador foi obrigado a evoluir para acompanhar os avanços da indústria automotiva e obedecer às exigências de redução de emissão de poluentes na atmosfera. “Foi então que surgiram os carburadores do tipo duplo estágio e eletrônico, até que a injeção eletrônica foi incorporada nos veículos”.





No interior do carburador


Existem diversos modelos de carburadores, que variam em função da potência e do tipo de aplicação na qual é utilizado. “O carburador simples tem a alimentação do combustível feita nos quatro cilindros; o de estágio duplo é mais avançado tecnologicamente e alimenta dois cilindros por vez; e o de estágio duplo progressivo, na qual um funciona quando o carro está em baixa rotação e o outro quando o motor está em alto giro”, completa.












A carburação é um processo que começa no carburador e termina na câmara de combustão, além disso sofre influencia de diversos fatores e componentes, como pressão atmosférica, filtro de ar, coletor de admissão, comando de válvulas, válvulas, ignição, estado de conservação do motor, sistema de arrefecimento, combustível etc.




Dentro do carburador trabalham seis sistemas, são eles:



  • sistema de alimentação: controla a entrada de combustível na cuba através da bóia e da válvula estilete



  • sistema de marcha lenta: mantém o motor em funcionamento em baixa rotação



  • sistema principal: mantém a alimentação da marcha lenta até a alta rotação



  • sistema de aceleração rápida: quando é necessário o aumento de rotação rapidamente



  • sistema suplementar ou de potência: mantém o motor na aceleração máxima



  • sistema de partida a frio: que atua para facilitar o funcionamento do motor de manhã ou com temperatura menor de 18ºC.





Desmontagem


A manutenção periódica do carburador deve ser realizada a cada 30 mil km ou ao menos uma vez por ano e consiste em uma revisão com desmontagem e limpeza de todos os componentes, além da regulagem ao término da manutenção. Além disso, as trocas de óleo e filtro fazem parte da manutenção do carburador. As ferramentas utilizadas para a desmontagem do carburador são simples, como chave de boca e chaves de fenda, etc.

O carburador utilizado nessa matéria é o H30 Pic, que equipa o VW Fusca, a Brasília e a Kombi, um modelo do tipo “corpo simples”, desenvolvido para equipar os motores arrefecidos a ar.


É importante prestar atenção na chapa de identificação da peça, onde é demonstrado o número do carburador, o modelo do carro que equipa e as especificações das peças para substituição.


Os principais sintomas de que o carburador precisa de manutenção são: falha de desempenho, consumo alto, não dá regulagem de marcha lenta falha na aceleração rápida etc.




1) Remova o carburador soltando os parafusos e desconectando o cabo do afogador e as mangueiras. Depois, apoie a peça firmemente numa morsa e comece o processo de desmontagem, retirando a mola de retorno do acelerador.





2) Em seguida, retire o gargulante, ou gicleur, e desmonte-o para retirar a agulha magnética .









3) Remova a tampa do carburador e com cuidado retire a haste que liga a borboleta de aceleração.







4) Na tampa, com uma chave de boca, desaperte e retire a válvula estilete, também chamada de válvula da bóia.







5) O próximo passo é desencaixar, com cuidado, a bóia de gasolina do carburador, um dispositivo localizado dentro da cuba para medir o nível de gasolina.







6) Desaperte a manga misturadora, responsável por medir a quantidade de ar e combustível do sistema marcha lenta e principal, entre outros.








7) Em seguida, retire a tampa da bomba de aceleração para ter acesso ao diafragma e à mola de retorno.







8)Remova a agulha de regulagem da mistura da marcha lenta. Na hora de regular esse componente, tome cuidado para não apertar demais, pois pode provocar danos na agulha. A pré regulagem tem que voltar de 2 a 3 voltas.








9) Desaperte o porta-gicleur e retire o principal, que controla a dosagem do combustível para a mistura correta, e depois, com cuidado, retire-o do alojamento. Não esqueça de trocar as juntas na hora da montagem.















10) Retire agora o gargulante de aceleração rápida, responsável por controlar a quantidade de combustível injetado.









Outros componentes do carburador:



1) A borboleta de aceleração e a borboleta do afogador não precisam ser desmontados, mas devem ser inspecionados atentamente. Caso o eixo tem folga deverá ser trocado.








2) Já a borboleta do afogador funciona logo após a partida a frio enriquecendo a mistura.







3) O difusor, que nesse caso é fundido na carcaça, tem a função de acelerar a velocidade do ar.










Limpeza e aferições



Antes de montar o carburador, as peças devem estar todas limpas e inspecionadas quanto a trincas, empenamentos e folgas, além disso os gangulantes devem estar de acordo com as especificações do fabricante.


As regulagens feitas no veículo são marcha lenta, curso do pedal do acelerado e curso da borboleta do afogador.


Na bancada são medidos volume de injeção, nível constante de combustível na cuba, abertura positiva com afogador, alvo de jato, entre outros.


O técnico não pode esquecer ao final do trabalho de verificar se a regulagem atende o programa de emissão de poluentes.





1) Verifique a planicidade da base do carburador com um paquímetro.








2) Agora, meça a planicidade da tampa da bomba do acelerador e o seu apoio no carburador. Em seguida, veja a tampa do carburador. (2A)










Montagem e regulagens


Em primeiro lugar, verifique a tabela do fabricante para conferir os componentes, as medidas e a “giclagem” do carburador.














1) Para saber se a bóia está ou não encharcada é necessário medir seu peso, utilize uma balança de precisão e compare o resultado com a especificação do fabricante.












2) Faça agora o teste da válvula estilete: coloque 400 mm/Hg de depressão na bomba de vácuo e cheque o ponteiro, que não pode se movimentar por mais ou menos 30s.



3) Com o auxílio do manômetro aplique a pressão especificada na linha de combustível.







4) Em seguida, retire a tampa do carburador e meça, com o paquímetro, a altura entre o corpo do carburador e o combustível sem retirar a bóia. Caso esteja incorreto, altere o valor da arruela da válvula estilete até o especificado. Essa altura deve ser de 19 + ou – 1 mm, incluindo a altura da junta. Se tiver menos combustível é necessário alterar o valor da arruela (de 0,5 mm até 2 mm).














Verifique agora o volume de combustível injetado, abrindo a borboleta de aceleração até o final e esperando terminar a injeção do combustível, que será depositado num becker graduado. O resultado deve ser de 1,45 ml + ou – 0,2 por cada ciclo, se multiplicado por dez o valor será o seguinte: 14,5 ml + ou – 2 ou cm3.















5) Para alterar o resultado, coloca-se mais ou menos arruelas de regulagem na haste da bomba de aceleração. Volume acima, remove arruelas, volume abaixo, adicione arruelas.








6) Faça agora o teste de abertura positiva com afogador, com a ajuda do cálibre de arame. A abertura positiva tem que ser 0,8 + 0,2 mm








7) Com o carburador já montado no veículo, regule a marcha lenta da seguinte forma: primeiro ligue o motor até que atinja a temperatura de trabalho e verifique a rotação do motor.








8) Continue o processo, acertando a regulagem da mistura ar/combustível da marcha lenta (8A).








9) Não esqueça de fazer o controle da emissão de poluentes.












Fonte: Revista "O Mecânico"


Veja peças e reparos em nosso site: http://www.carburadorbrasil.com.br/

16 comentários:

  1. bom dia Fernando, eu queria saber qual a medida da valvula da boia do carburador solex 30 pic para motor 1600, eu tenho duas aqui uma tem o numero 151 e a outra o numero 154, tem alguma diferença entre as duas? e-jager@hotmail . Grato.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. A válvula de bóia recomendada para motor 1600 e a 151. As diferentes nomenclaturas expressam as diferenças de vazão entre os modelos...

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Fernando, teria como explicar com maior detalhe e regulagem da mistura da marcha lenta? Essa regulagem altera o consumo em geral (alta rotação) ou somente em baixo giro (lenta ou mínima aceleração)?
    Pode ainda ilustrar, ou explicar melhor para medir o nível de combustível com o paquímetro?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde. Para informações sobre marcha lenta veja o tópico no link: http://carburadorbrasil.blogspot.com/2010/08/regulagem-de-marcha-lenta.html

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Fernando, obrigado por responder, enetndi a regulagem, mas tenho dúvida, se o ajuste que se faz(mistura)é somente para a lenta , ou se altera o consumo mesmo em rodovia a 80km/h, e se diminuir o número da manga misturadora

    http://img197.imageshack.us/img197/666/foto20eb.jpg

    teremos mais economia e menos emissão de poluentes?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite.


    Qualquer alteração que faça na calibração e giclagem lhe dará a "falsa" impressão de economia...

    Isto porque o ´motor irá trabalhar com uma mistura inferior à exigida. Desta forma o carro andará menos e por conseqüência quando precisar de torque (subidas, ultrapassagens, etc) terá que "pisar" mais.

    Desta forma a "economia" foi para o espaço, ok...

    Espero ter ajudado de alguma forma.

    ResponderExcluir
  7. Entendi, ajudou bastante, muito obrigado!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. emerson de jacutinga mg voce pode me dizer algo sobre a giclagem do carburador solex duplo de opala

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde. Quais as dúvidas que o senhor tem?

    ResponderExcluir
  10. boa noite poderia me ajudar qual e a giclagem para um gol 93 ap 1.6 a alcool carburador tldz

    ResponderExcluir
  11. Bom dia. Informe numeração do carburador...

    ResponderExcluir
  12. bom dia eu tenho um chevette com carburador duplo vou ter problema se eu colocar um simples

    ResponderExcluir
  13. Bom dia.

    O recomendável é que se mantenha o veículo o mais original possivel. Com a mudança solicitada, com certeza perderá potência em seu veículo.

    Além disto, terá que fazer uma série de adaptações para substituir o carburador duplo por um modelo simples...

    Grato pelo contato.

    ResponderExcluir
  14. Qual a giclagem correta para o carburador 2e a gasolina no Santana 2.0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.

      Por favor, me informe o código do carburador para que eu possa verificar.

      Grato pela visita em nosso Blog.

      Fernando Lobato

      Excluir
  15. Excelente trabalho de informação.Parabens

    ResponderExcluir