Uma das características de todo motor de combustão interna é a necessidade de receber mais combustível na fase de aquecimento, oque é obtido de duas formas: ou restringe-se a passagem de ar do sistema de alimentação; ou "engorda-se" a mistura através de mais injeção de combustível. O motor boxer do fusca, devido à sua arquitetura de construção de cilindros opostos, precisou adotar um longo coletor de admissão para utilizar apenas um carburador, oque resultou em problemas de alimentação, causados pela condensação da gasolina nas paredes dos dutos. Para resolver esse problema, a VW criou um sistema de aquecimento, usando os gases de escapamento que circulam em um tubo paralelo ao coletor de admissão, para aquecê-lo. Infelizmente, alguns "mexânicos", desconhecendo o propósito desse artifício, ou por preguiça de instalá-lo, suprimem esse sistema, trazendo prejuízos ao funcionamento do motor. Outro sistema alvo de negligência por parte de "mexânicos" e donos desleixados é o afogador, que tem por função "engordar" a mistura na fase de aquecimento do motor. Para compensar a sua ausência, eles aumentam a quantidade de combustível pelo giclê ou parafuso da mistura, e com isso promovem um gasto desnecessário de combustível. Quem nunca andou atrás de um fusca e sentiu aquele cheirinho característico de "VW velho"? Com a manutenção desses dois importantes sistemas, o veículo se mantêm econômico e de funcionamento suave e regular, causando até estranheza em quem não está acostumado com besouros bem conservados e devidamente regulados.
Fonte: O Amigo Charlie
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