quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Cuidados com o carro garantem viagem tranquila e segura.

Às vésperas das tradicionais festas de fim de ano, muita gente já não vê mais a hora de colocar o pé na estrada para viajar e aproveitar as férias com a família em grande estilo. Antes de colocar as malas no carro, no entanto, é fundamental fazer uma revisão no possante para evitar surpresas desagradáveis no caminho.

Por isso, confira, a seguir, um check-list especial com os sete itens de segurança que devem ser analisados pelo motorista para garantir a sua segurança e a do próximo durante o verão.
Limpador de parabrisas - geralmente esquecidos pela maioria dos motoristas, precisa ser checado com atenção antes da viagem. Nesta hora, a dica é analisar se as lâminas e borrachas estão em bom estado e se os encaixes das hastes estão seguros.
Pneus - itens fundamentais de segurança, devem estar calibrados para garantir segurança. Por isso, antes de viajar, é fundamental checá-los e trocá-los caso seja necessário. “Se eles estiverem gastos, a recomendação é trocar todos de uma vez ou substituir os mais danificados por novos, colocando-os sempre na parte traseira para facilitar a frenagem do veículo e evitar que ele perca o controle numa pista escorregadia, por exemplo”, indica Roberto Bock, professor de Engenharia Mecânica do Centro Universitário da FEI, de São Paulo. 
Além disso, é importante incluir o estepe nesta inspeção e checar se há ou não a necessidade de fazer o balanceamento (indicado quando há vibrações no volante) e o alinhamento do carro (recomendado quando há desequilíbrio direcional ou quando é feita a troca do conjunto de pneus). 
Freios - na hora de cair na estrada, o nível do fluido de freio e possíveis vazamentos também precisam ser checados. Caso haja ruídos, trepidações, perda de eficiência e se o pedal estiver duro, a avaliação deve ser mais minuciosa. 
Suspensão - o sistema de amortecimento e estabilidade do veículo é tão importante quanto o dos freios. Por isso, além dos amortecedores, as molas, buchas e bandejas, assim como os pivôs e os terminais da direção, também merecem ser checados. 
Sistema elétrico, faróis e lâmpadas - para viajar com segurança, vale a pena fazer um check-up na bateria, no motor de arranque, no alternador e em todas as lâmpadas (faróis e lanternas) e fusíveis do carro.
Fluidos e vazamentos - como na estrada, o motor é submetido a um esforço maior, deve-se conferir os fluidos do freio, da direção hidráulica, dos lavadores do para-brisa e do vidro traseiro, assim como os vazamentos de óleo do motor e do câmbio.
Radiador - para mantê-lo em ordem durante a viagem toda, é preciso conferir o funcionamento da válvula termostática, da bomba d’água, da ventoinha e dos marcadores de temperatura no painel.
“O ideal é que toda essa checagem seja feita a cada seis meses, pois quanto mais tempo ela demora a ser feita, mais cara ela tende a ficar. Além disso, toda negligência acaba sendo sinônimo de acidente lá na frente”, ressalta o professor. 
Precisando de carburadores e componentes, entre em contato conosco. 
http://www.carburadorbrasil.com.br.

Fonte:http://vidaeestilo.terra.com.br/homem/cuidados-com-o-carro-garantem-viagem-tranquila-e-segura,365fa4e36c503410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário